Informações:


Tel: (11) 3681-7614

(11) 9 8984-3947

Curso de extensão

 

Yoga, Educação e Saúde integral
Essência com ciência


clique aqui e se inscreva para este curso


Coordenadores



Analu Matsubara

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Aulas Teóricas e práticas de Iyengar Yoga , conceito postural , trabalhos e desenvolvimentos para uma prática de Yoga com uso de acessórios e prop´s, visão do Yoga Restaurativa pelo método de Iyengar.

Sobre a Professora:

Professora certificada internacionalmente nível Senior pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia, através da Associação Brasileira de Iyengar Yoga. Seus principais professores: Faeq Biria, Corine Biria, Jordi Marti, Maria de Jesús Lorrio Castro, Kalidas Nuyken.

Saiba mais

Formação em Iyengar Yoga – Espaço Surya – São Paulo, SP – 2003. Imersão no RIMINY Institute com o mestre BKS Iyengar, Geetha Iyengar, Prashant Iyengar – Poona, Índia. Aulas particulares e workshops com Carlos Rui – Lisboa, Portugal Aulas de imersão no Jivamukti Center – Nova York, USA. Workshop Iyengar Yoga com a argentina Marina Chalesón (El Canalón) – Santiago, Chile. Workshop com Karin O’Bannon, prof. sênior intermediário III – USA. Flak Michelinne, Franca RYE – Recherche sur le Yoga dans l’ Education (pesquisa de Yoga aplicado à Educação) – Out 2008. Intensivo para Professores com Faeq Biria – Blacons, Franca – 2008. Workshop Iyengar Yoga com Faeq Biria – Santiago, Chile –Out 2009. Estágio de 280 horas/aula (18 meses) em Kerala, Índia – 2010. Clínica Dhanvantary – Dr. Luis Guilherme Correa Neto. Assessment “Introdutório II” – Certificada por Faeq Biria (França) – 2006. Assessment “Junior Intermediate I” certificada por Faeq Biria (França) – 2007. Assessment “Junior Intermediate II” certificada por Faeq Biria (França) – 2009. Certificado Internacional do Ramamani Institute Iyengar Yoga – Puna, Índia. Certificado pela ABIY – Associação Brasileira de Iyengar Yoga – Nível Junior. Treinamento para Professores com Faeq Biria (Out 2011, Out 2011, Nov2010, Out 2010). Intensivo para Professores com Faeq Biria – Blacons, Franca (2012, 2011, 2010). Treinamento para Professores com Faeq Biria, Corine e Marti, Jordi – Tremembé, SP – Abr 2012. Ramamani Institute of Iyengar Yoga – Puna, Índia – Jan 2013. Treinamento de professores Sêniores com Rita Keller em Colônia, Alemanha – Set 2015/ Jan2016. I Convenção Nacional de Iyengar Yoga em São Paulo no Clube Português – Abril de 2016. Seminário nível Sênior com Patricia Walden e Rita Keller em Colônia, Alemanha – Junho de 2016. Estudos com Geeta e Prashant Iyengar no Ramamani Iyengar Yoga Memorial Institute em Pune, Índia – dez 2016. Workshop de Menopausa organizado pelo ESYSP em São Paulo – Rita Keller – Maio 2017. Intensivo no Iyengar Yoga Institute Bellur , Índia com Rita Keller – Jan 2018. Intensivo de Mulheres no Iyengar Yoga Institute Bellur , Índia com Rita Keller – Jan 2019

 

Deni Galdeano

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Práticas de Hatha Yoga , anatomia tridimensional para a prática , integração dos sistemas anatômicos e fisiológicos a prática do Yoga, monitoria e montagem de planos de aula.

Sobre o Professor:

Possui graduação em Educação Física e mestrado em Morfologia com área de concentração em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM. É professor de Yoga registrado na Aliança Nacional do Yoga. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia. Atualmente é Docente no Departamento de Morfologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Saiba mais

É coordenador dos cursos de Extensão Universitária Anatomia Aplicada ao Yoga I, Anatomia Aplicada ao Yoga II e Anatomia Aplicada às Atividades Circenses na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP; coordena os Cursos de Formação de Professores de Yoga na Universidade de Taubaté - UNITAU como extensão universitária e na Associação Gurukula Instituto de Yoga; coordena também o curso de extensão universitária Yoga Educação e Saúde, Essência com Ciência da Faculdade Fernão Dias. Coordena e orienta o projeto YogaSanta - qualidade de vida e bem estar, onde desenvolve práticas e pesquisa de yoga e meditação dentro da Santa Casa de São Paulo (Faculdade e Hospital); Coordena a disciplina de Anatomia dos cursos de Graduação em Radiologia e de Sistemas Biomédicos da FCMSCSP. Ministra cursos de Anatomia, Fisiologia, Técnicas e Escrituras Clássicas e reconhecidas do Yoga para escolas de Yoga registradas na Aliança Nacional do Yoga. Coordenador do Instituto de Yoga Gurukula. Tem experiência na área de Yoga, Histologia, Embriologia, Anatomia descritiva e topográfica e Fisiologia. Desenvolve pesquisas e estudos científicos com ênfase em yoga e qualidade de vida.

 

Mauricio Salem

 

Conteúdo no Curso:

( CDE , CDS , FHY e IPP ) Práticas de Yoga Clássico e Yoga Educativa. Apresentação da definição operacional para a prática da Hatha Yoga , Anatomia Miofascial e sua relação com a anatomia sutil dos chakras , evolução dos planos de aula do Yoga . Yoga e a Meditação como saúde preventiva escolar., monitoria e montagem de planos de aula.

Sobre o Professor:

Mauricio Salem é Professor de Yoga e Meditação e Psicomotricista em escolas tradicionais no Rio de Janeiro há 30 anos . E atualmente coordena 03 projetos, O Portal Yoga Educação ( www.yogaeduc.com.br ) , O Curso Universitário da Faculdade Fernão Dias "Yoga - Educação e Saúde Integral essência com Ciência ( www.fafe.edu.br/yoga ) e o Portal Yoga do Riso Brasil ( www.yogadoriso.com.br ). Levar o Yoga para a Educação é uma responsabilidade e missão que foi passada para Maurício pelos Professores Hermógenes e Léa Mello e que até hoje realiza com muita gratidão e dedicação.

Saiba mais

Mauricio Salem é Professor de Yoga e Meditação e Psicomotricista em escolas. Conheceu o Yoga apartir de 1987 com a profª Lea Mello na Academia Brasileira de Yoga , começou a dar aulas em 1990. É formado pela UFRJ, Pós graduado em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ e em Educação Inclusiva pela PUC-RJ . Sua 1º Formação em Yoga foi na Fundação Mokitio Okada e no Curso de Extensão Universitária da UERJ em 1993, com Coord. do Prof. Andre de Rose. Estudou no Centro de estudos de Sânscrito e vedanta Vidya Mandir com a professora Gloria Arieira no estudo tradicional do Advaita Vedanta na tradição de Swami Dayananda Saraswati. Conheceu o Power Yoga nos EUA, formou-se em Hatha Vinyasa / Ashtanga Vinyasa Yoga com o Prof. Pedro Kupfer. Concluiu a extensão universitária em Yoga da faculdade Belas Artes em SP em 2004. Entre 2004 e 2008 Coordenou a Formação e aprofundamento em Yoga do Centro de Estudo Yoga Nataraja no Rio de Janeiro. Entre 2005 e 2012 Aprofundou-se no Iyengar Yoga com as professoras Deborah Weinberg e Analu Matsubara. Praticou e deu aulas com diversas modalidades de Hatha Yoga em academias , empresas , centros de Yoga . Mas sua maior constância sempre foi dar aula nas escolas com projetos de Yoga e meditação inseridos na grade curricular para todas as idades o que acabou por tornar-se a identidade de seu caminho .

Estuda e trabalha com Yoga do Riso e meditações Dinâmicas desde a década de 90 . O que o levou a formar-se na Laughter Yoga University de Madam e Madhuri Kataria, atuando como professor certificado nesta técnica. Além de sua trajetória com o Yoga e da meditação estudou e trabalhou com danças circulares ,capoeira, Pilates , artes marciais , krav Maga, Kempo Indiano , acrobacias , teatro oriental e ocidental dentre diversas atividades corporais.

Ao longo de 30 anos tem dado práticas de Yoga e Meditação para crianças e adolescentes inseridas na grade escolar em escolas em que atua como professor destas disciplinas. Sendo também professor convidado em diversas formações como a ABPY , C.E. Yoga Nataraja, Mapadeva , Instituto Hermógenes , Espaço Nirvana , Samsara , Yoga IBMR , Cadeira Fundamentos do Yoga na EEFD/UFRJ entre outros .

Por conta da experiência prática dando aulas e da pesquisa sobre o autoconhecimento, Começou a coordenar cursos de formação e aprofundamentos em Yoga e Meditação. Como uma amadurecimento desta experiência criou a 1ª Formação dedicada ao Yoga e meditação para a escola no Brasil com mais de 300 horas e as metodologias contemporânea conhecida como Yoga Educativa e o Mindfulness Educacional. Hoje em 2020 continua dando aulas na escola, ajuda com aulas e cursos na Academia Brasileira de Yoga e na Cadeira Fundamentos do Yoga na EEFD/UFRJ . E atualmente coordena 03 projetos, O Portal Yoga Educação ( www.yogaeduc.com.br ) , O Curso Universitário da Faculdade Fernão Dias "Yoga - Educação e Saúde Integral essência com Ciência ( www.fafe.edu.br/yoga ) e o Portal Yoga do Riso Brasil ( www.yogadoriso.com.br ).

Levar o Yoga para a Educação é uma responsabilidade e missão que foi passada para Maurício pelo Professor Hermógenes e que até hoje realiza com muita gratidão e dedicação.

 



Conheça nossos professores



Aline Ortega Marcondes Scatena

 

Conteúdo no Curso:

( FHY e IPP ) A história do Vinyasa Yoga , prática de Vinyasa Yoga e Yoga Flow e monitoria de planos de aula.

Sobre a Professora:

Entusiasta do yoga desde 2005,vem praticando, estudando e empreendendo na área desde então. Idealizadora/fundadora do Espaço Colaborativo André De Rose Yoga, participou do Curso de Aperfeiçoamento e Formação em Yoga Núcleo de Estudos Yoga Nataraja São Paulo concluiu a Extensão em Anatomia Aplicada ao Yoga UNIFESP, Formada em Pilates Body Pilates, Yoga Ayurvédica AdarshaMaPrem, Massagem Indiana Senac, Curso Livre Formação Vinyasa Flow Yoga Karime Neder, Empreendedora pelo Sebrae e Escola de Você e Módulos Yoga Educativa com Mauricio Salem.

 

André De Rose

 

Conteúdo no Curso:

Aula sobre a história do Yoga no Brasil , Técnicas de tradicionais de Relaxamento ( Vishrama ), visualização criativa ( Vikalpana ) e yoganidra, práticas tradicionais sobre o Yoga Kriya ( Shatkarman ) e exercício da respiração do Yoga o Pranayama.

Sobre o Professor:

Escritor, instrutor de Yoga, formado desde 1983 acumulando décadas de experiência com Yoga. Ao longo de sua trajetória, colocou um grande número de pessoas em contato com o universo do Yoga, formando mais de 1.500 novos instrutores, ministrou cursos de especialização no Brasil, na Argentina, na Inglaterra, índia e em Portugal. São famosos os seus cursos de āsana, mudrā, prāṇāyāma, viśrāma e meditação. Também codificou o mais completo manual de āsanas do mundo, com mais de 2000 posições. Desenvolveu os métodos: "Yoga nas Empresas", "Yoga do Riso", Bhaski, Gama Agama e Parikramah. Registrado na Aliança do Yoga desde 2011 e International Yoga Federation 2015

Saiba mais

Escritor, instrutor de Yoga, formado desde 1983 acumulando décadas de experiência com Yoga. Ao longo de sua trajetória, colocou um grande número de pessoas em contato com o universo do Yoga, formando mais de 1.500 novos instrutores, ministrou cursos de especialização no Brasil, na Argentina, na Inglaterra, índia e em Portugal. São famosos os seus cursos de āsana, mudrā, prāṇāyāma, viśrāma e meditação. Também codificou o mais completo manual de āsanas do mundo, com mais de 2000 posições. Desenvolveu os métodos: "Yoga nas Empresas", "Yoga do Riso", Bhaski, Gama Agama e Parikramah. Registrado na Aliança do Yoga desde 2011 e International Yoga Federation 2015.

É o responsável por palestras em empresas (o professor André realizou na década de 1980 um dos primeiros projetos de yoga em empresas no Brasil, na PETROBRAS e foi consultor palestrante do BNDES, Embratel, Light, Xerox, Banerj, Volkswagen, SulAmérica, Young & Rubicam, Dez Brasil, Wunderman Brasil, FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, AAPSA- Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas, Price WaterHouse Coopers - PWC, Energias do Brasil: (Composição de Empresas: Bandeirante, Enersul, e Escelsa), Avon (palestra e vídeo institucional), Revista Galileu, Ford, Genzyme Biotechnology company, TIM, DERSA, IV SIPAT MMC Marsh & Mc Lennan Companies, Bradesco, Louis Dreyfus, Marsh, Qualitecnica, Newell, Banco Safra, Boticário, Ericson, Boticário, Ministério das Minas e Energia Brasília, Natura, Huntsman, Quem disse Berenice, Grupo Boticário, Bridgestone, Palácio Tangará, Roche, DHL, Hinode, IANSA Instituto de Apoio Nossa Senhora Aparecida, Zurich SIPAT, Avon, Antibióticos do Brasil Ltda, ITURAN, entre outras. Na década de 1990 formou novos instrutores de yoga através da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretor presidente da Federação de Yoga do Rio de janeiro.

Ministrou cursos de formação, extensão, especialização e pós graduação: UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Mokiti Okada, IBY – Instituto Brasileiro de Yoga, Associação de Yoga, Yoga da Vila, Espaço Soham, Espaço de Yoga Pequena Índia, Espaço Mahal, UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul. Foi coordenador do "Curso de Formação para Novos Profissionais de Yoga" através do convênio entre o Núcleo de Estudos Yoga Natarája em parceria com a Universidade Belas Artes, de 2005 a 2007 ministrando essa formação dentro e fora do Brasil. Treinou atletas de alta performance no Rio de Janeiro (Axe Sport Side Club).É professor no projeto para a maior idade chamado LAB60+ Foi Educador no UBEE Centro Assistência ao Menor Nossa Senhora Acolhida dos irmãos Maristas onde ministrava yoga aos meninos de rua. Possui certificados de especialização em āsana, mudrā, prāṇāyāma, yoganidrā, hatha yoga, mantra, tai chi chuan, Associação Massagem Oriental (A.M.O.R.), tui na, quiropraxia . Registrado na Aliança do Yoga desde 2011 e International Yoga Federation 2015 Instrutor de Yoga (IBY, 1983-1990) - Participou de cursos de especialização: no Brasil, Argentina (Fundacion Indra Devi, 1988), Inglaterra, Portugal e Índia (Sivananda Ashram, Aurobindu Ashram, Gurudev Siddha Peeth Ashram; 2000). Desenvolveu os métodos: "Yoga nas Empresas", "Yoga do Riso", Bhaski, Gama Agama e Parikramah. Também atende como personal trainer de Yoga, dá aulas para professores, instrutores e alunos avançados em Yoga, forma instrutores e ministra cursos diversos sobre Yoga. Na mídia já esteve nos principais programas, desde Ana Maria Braga ao Jô Soares. TV Cultura, TV Manchete, TVE RS, Rede Globo, Programa do Jô Soares, Jornal da Globo, Jornal da Record, Record Fala Brasil, Canal Universitário, SBT, Band Sports no programa Dois na Bola Silvio Luiz e Bárbara Gancia, Hoje em Dia Ana Hickmann, CQC (Custe o Que Custar) Rede Bandeirantes Quadro com o Rafinha Bastos, JC TV, Consciência Próspera, Mega TV Edição Saúde, Manhã Gazeta Claudete Troiano, TV Cultura – Mais Cultura Gabi França, Programa Verinha Figueiredo Yoga do Riso na TV Ativa Beira Rio de Piracicaba, Mindalia Televisão no programa VIVER O FEMININO em Portugal entre outros.

O professor André também codificou o mais completo manual de āsanas (posições físicas do Yoga) do mundo, com mais de 2000 posições, o DVD prático de yoga, um livro de prāṇāyāma com mais de 127 descrições de exercícios respiratórios (Rigel), Livro de ouro do Yoga (Ediouro) e mais 5 outros temas no prélo. Hoje em dia viaja ministrando cursos de formação de professores no Brasil e Europa.

O livro de André De Rose, que tem um entusiasmado prefácio do professor Hermógenes, um dos pioneiros do Yoga no país, o reconhece como um profissional sincero e honesto. E como ele mesmo diz no prefácio: “é uma obra que merece um destaque na história do Yoga no Brasil”.

 

Babi Minamoto

 

Conteúdo no Curso:

( FHY e IPP ) - Yoga e Ayurveda , Anatomia Sutil do Yoga pelo conceito dos chakras . Aulas de Shri Vivek Yoga e Monitoria de Planos de Aula.

Sobre a Professora:

Yogaterapeuta, Professora de Vivek Yoga (Yoga do Intelecto), Terapeuta ayurvédica e Consultora de Programas de Gestão de Stress para executivos. Formada pelo Nirpeksh Sannyas Ashram (Índia) em Shri Vivek Yoga e Yogaterapia. Recebeu a iniciação necessária para aplicar as técnicas de sabedoria da Yoga e Ayurveda diretamente do Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda (Índia) e do yogui Jivan Vismay (Barcelona, Espanha).

Saiba mais

Yogaterapeuta, Professora de Vivek Yoga (Yoga do Intelecto), Terapeuta ayurvédica e Consultora de Programas de Gestão de Stress para executivos.

Formada pelo Nirpeksh Sannyas Ashram (Índia) em Shri Vivek Yoga e Yogaterapia. Recebeu a iniciação necessária para aplicar as técnicas de sabedoria da Yoga e Ayurveda diretamente do Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda (Índia) e do yogui Jivan Vismay (Barcelona, Espanha).

Especializada em Massagem Ayurvédica, Reiki e Alimentação Energética pelo Centro Shri Vivek Yoga (Barcelona, Espanha). Estudou terapias ayurvédicas no Tejomay Ayurved (Pune, Índia). Graduada em Administração de Empresas (Unifacs), pós-graduada em Gestão de Meio Ambiente (USP) e em Comunicação Corporativa (ESPM), é Consultora de Programas de Qualidade de Vida em empresas.

Após atuar durante 13 anos como executiva em empresas multinacionais, aliou a experiência corporativa aos estudos científicos do Yoga e, atualmente ministra treinamentos, palestras e coordena projetos de Gestão de Stress para executivos, focados no tratamento da Saúde física, mental e emocional.

Viveu e trabalhou em Barcelona, e ministrou workshops voltados à saúde na Suiça, Inglaterra , Frankfurt, Hong Kong. Dirige o instituto Yoga Shri Vivek Brasil e a escola Bija Yoga & Ayurveda, em São Paulo, onde coordena o curso de autoconhecimento e formação em Shri Vivek Yoga Integral (www.yogashrivivekbrasil.com)

 

Bruno Garrote

 

Conteúdo no Curso:

( FHY e IPP ) História e a evolução das bases filosóficas do Yoga , práticas de Hatha Yoga e introdução ao Thay Yoga massagem;

Sobre o Professor:

Doutor (2016) e Mestre (2013) pela USP, Professor de Yoga, AcroYoga, Contato Improvisação, Mobilidade, Filosofia, Direito e Terapeuta de expansão da sexualidade - e também é vegano ;) Praticante de Yoga desde 2009, entende o Contato Improvisação como a sua metodologia de ensino e de aprendizado. Eterno curioso por estudos e movimentos que transitam entre o habitual-criativo, o eu-outro e o corpo-consciência, ele pesquisa e ensina, teórica e praticamente, aquilo que experienciou em diversas oficinas, cursos, imersões, festivais e formações nacionais e internacionais. Temas marcantes em sua pesquisa são: Mobilidade, Meditação, Dança, Yoga, Massagem, Estados alterados de consciência, Epistemologia, Biopolítica, Moralidade política e Minorias.

Plataforma Lattes/CNPq

 

Camila Ferreira Vorkapic

 

Conteúdo no Curso:

( CDS , CDE e IPP ) Novas pesquisas científicas sobre o Yoga e a relaxação. A prática e a relação entre saúde física e mental. Neuroanatomia para a meditação e práticas de Yoga.

Sobre a Professora:

Bióloga e Bacharel em Educação Física, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em Neurociências. Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria/UFRJ (Bolsista CNPq). Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/UFRJ (Bolsista FAPERJ Nota 10). Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (ênfase em Neurofisiologia) da Universidade Federal de Sergipe (Bolsista FAPITEC\CNPq). Coordenadora da linha de Pesquisa em Neurociências e Saúde Mental, no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana na UNIT\SE. Professora de Neuroanatomia e Neurociências, Departamento de Medicina da Universidade Tiradentes. Professora de Hatha Yoga e Meditação pelo Centro Sivananda, em Roma, e Trika Institute, na Tailândia.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

 

Cecilia Bellina

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Psicologia Positiva , o uso da meditação e da relaxação para regulação emocional.Com aplicabilidade na redução do eixo de stress para adolescentes e adultos. Sobre a Professora:

Psicóloga - Instituto Metodista de Ensino Superior. Especialista em Psicologia Comportamental – USP – São Paulo/SP. Aprimoramento em Terapia Comportamental – Instituto de Psiquiátrica HC /SP. Fundamentos em Mindfulness – Instituto de Psiquiatria HC / SP Extensão em yoga e saúde Integral - Faculdade Fernão Dias. Pós-Graduação: Gestão Emocional nas Organizações – Hospital Albert Einsten

Saiba mais

Obra Principal: Autora do Livro “DIRIGIR SEM MEDO” Editora Casa do Psicólogo - 3º edição

Atividades Profissionais: Sócia Diretora da Clínica Escola Cecilia Bellina de 1995 a 2016. Franqueadora da Clínica Escola Cecilia Bellina desde 2016.Com unidades nas cidades de: São Paulo , Campinas , Rio de janeiro , Niterói , Belo Horizonte e Vitoria.

 



Eliza Kozasa

 

Conteúdo no Curso

( CDS e IPP ) - As relações sobre o corpo e a mente e as pesquisas científicas nesta área. Sobre a Professora:

É pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein e professora titular do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Primeira fellow do Mind and Life Institute nomeada na América Latina. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989) doutorado (2002) e pós-doutorado pelo Depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2011). Neurociência e Comportamento é sua principal linha de pesquisa, tendo especial interesse em avaliar bem-estar e performance através de uma plataforma multimodal (neuroimagem funcional e estrutural, movimento e respostas psicofisiológicas).

Saiba mais

Nesta linha, destacam-se estudos publicados em revistas internacionais sobre os efeitos de práticas como a meditação e o yoga. Participou de diálogos com o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011. Possui colaborações internacionais em andamento com pesquisadores da Emory University, University of Marburg e Harvard Medical School. Foi uma das 3 finalistas do PRÊMIO SAÚDE 2012 e 2013 na categoria de Saúde Mental e Emocional. Graduou-se 5o dan em Aikido (International Aikido Federation). Foi treinada por Paul Ekman e Alan Wallace para ministrar o programa e treinar instrutores do Cultivating Emotional Balance (um programa educacional sobre reconhecimento/manejo das emoções). Possui projetos de pesquisa e inovação, um deles premiado na categoria Inovação Tecnológica no prêmio Qlicar 2016. Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2016). (Fonte: Currículo Lattes)


 

Erika Batista

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Adaptação do trabalho postural do Yoga para tratamento em Fisiopatologia voltada a complementação para o atendimento clínico.

Sobre a Professora:

Fisioterapeuta mestre em ciências da reabilitação com especialização em traumato ortopedia. Licenciada Low Pressure Fitness nivel 3 / Curso de RPG Mentora do curso de atualização em Coluna (on line e presencial) de Pilates baseado em evidências científicas e do Curso Mat Pilates 2.0 com acessórios ambos em parceira com @merco.fit / proprietária do FisioStudio Pilates e Fisioterapia Ibiraquera São Paulo/SP / praticante de Iyengar Yoga com Analu Matsubara na ESYSP e Praticante regular de Hatha Yoga / A Ciência do Yoga Portal Yoga Educação.

 

Lia Rossi

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Práticas de Hatha Yoga , anatomia para o Yoga e a prática física para atuações em fisiopatologias ;

Sobre a Professora:

Doutora em Ciências pela Santa Casa de São Paulo (2010) e mestre em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Professora Adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutora Palhaça formada pela ONG Presente de Alegria. Coordenadora do Projeto de Extensão Sorrisoterapia; da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Saiba mais

Coordenadora da Liga da Alegria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Formação em Neurolinguística. Professora do Curso de Pós Graduação em Neurociência da Educação e do curso de Pós Graduação de Neurociência aplicada a gestão de pessoas e futuro sustentável da FCMSCSP. Idealizadora da Linha de Pesquisa em Bem-estar e Qualidade de Vida do Departamento de Morfologia da FCMSCSP. Proprietária do Negócio Social Circo Viramundo.

Professora de Anatomia Aplicada nos cursos de Anatomia Aplicado ao Yoga I, Yoga II e Circo. Professora de Anatomia Aplicada às Atividades Circenses. Tem experiência na área de Coordenação de Projetos de Pesquisa em todas as áreas do Conhecimento.

Idealizadora da Secretaria de Apoio a Pesquisa (SAP) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.

Plataforma Lattes/CNPq

 

Marcello Milani

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Anatomia Miofascial para definição operacional da prática do Yoga , Aula para idosos adaptação do trabalho postural do Yoga para tratamento em Fisiopatologia e saúde preventiva escolar e Monitoria de Plano de Aula.

Sobre o Professor:

Graduação em Dança (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário da Cidade - Rio de Janeiro - RJ (2004); Pós-graduação em Dança e Educação pelo Instituto Superior de Educação La Salle - Niterói - RJ (2005); Formação em Yoga Integral ANYI ( 1987 ) , Formação em Pilates aplicado a Reeducação Postural (Pilates Postural) pelo Fisiofit Pilates (2009); Formação em Mat Pilates por Michael Miller Pilates - Colorado - USA (2007) ) , Formação em Hatha Yoga pelo Yoga Nataraja ( 2008 ) e Formação em Yoga Educativa ( PYE ) Educação ( 2009 ) , Integrante do Núcleo de Pesquisa a Ciência do Yoga do Portal Yoga Educação

Saiba mais

Praticante de Yoga desde 1986, Bailarino (1990), Professor (2004), Instrutor (2007), Reikiano (2008) e Terapeuta Manual (2018), buscou formações acadêmicas e especializações: Extensão em Yoga, Educação e Saúde Integral - Essência com Ciência pela Faculdade Fernão Dias ; Formação em Massoterapia pelo Instituto Fully (2018); Formação em Yoga pelo Portal Yoga e Educação - Rio de Janeiro - RJ - (2009) e pelo Núcleo de Estudos Yoga Nataraja - SP (2008); Aperfeiçoamento em Yoga com Adjustments Techniques, First Aid, Lifestyle, and Ethics in the disciplines of the Hands On Course - Yin Yang Vinyasa Yoga School / Yoga Alliance Professionals - Rio de Janeiro - RJ- (2015), e, Anatomia e Cinesiologia do Hatha - Svadhyaya - Rio de Janeiro - RJ - (2015); Formação em Pilates aplicado a Reeducação Postural (Pilates Postural) pelo Fisiofit Pilates - Rio Janeiro - RJ (2009); Formação em Mat Pilates por Michael Miller Pilates - Colorado - USA (2007); Formação em Reiki (Níveis I e II) pelo Instituto de Bioterapia Rikai - Rio de Janeiro - RJ (2008); Extensão em Dança de Salão pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - RJ (2005); Pós-graduação em Dança e Educação pelo Instituto Superior de Educação La Salle - Niterói - RJ (2005); Graduação em Dança (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário da Cidade - Rio de Janeiro - RJ (2004);

Experiência Profissional pelas Empresas: MARCELLO MILANI Educação Corporal e Artística MEI - 2017-2019; Espaço Chandra e Surya - 2010-2015; Bodytech – Barão da Torre (Ipanema) - 2010-2011; Trâmite Pilates Fisioterapia Ltda - 2011-2015. Ateliê do Corpo MEI (Carla Stamatto) - 2005-2015.

 

Mariana Souza

 

Conteúdo no Curso:

( CDE , CDS e IPP ) - Anatomia Miofascial para definição operacional da prática do Yoga , diafragmas e biotensigridade , adaptação do trabalho postural do Yoga para tratamento, Fisiopatologia e saúde preventiva escolar e Monitoria de Plano de Aula.

Sobre a Professora:

Graduada em Fisioterapia ( 2007) pela Associação Pestalozzi de Niterói-RJ( ESEHA ), em Dança Clássica pelo CEFEDEM (Centro de Formação Superior de Professores de Música e da Dança) Bordeaux França (2008/2009) / Pós Graduada em Psicomotricidade ( 2009 - 2010 ) pela UERJ / É Bailarina clássica e contemporânea em atividade ( 1996 - 2020 ) já tendo atuado dentro e fora do Brasil em Diversas Companhias. Praticante de Yoga desde 2005 é Formada em Yoga Educativa e Mindfulness Educacional pelo Portal Yoga Educação ( 2010 ) / Formada em Hatha Vinyasa Yoga com Camila Reitz ( 2018 ).

Professora de Ballet Clássico e Dança contemporânea (1999 - 2018) formada pela Escola Brasileira de Artes sob Direção de Rénee Simon, Professora de Yoga e psicomotricidade em escolas para crianças, adolescentes e adultos em escolas no Rio de Janeiro (2008 a 2019) / Fisioterapeuta atuante na área clínica em traumato ortopedia, correção postural e em studios de pilates.

Saiba mais

Formada em Pilates pelo LIfe Academia ( 2006 ) / Mat pilates e Bolas suiças para Reabilitação em Neurologiaca, neuro- pediatria e traumato- ortopedia com Dr. Mario Paulo de Lima Aguilar ( 2004 ) / Proprietária do Studio Esphera Pilates no Rio de Janeiro de 2010 a 2015 com projeto de atendimento de Yoga e Pilates para bailarinos, correção postural para adultos e adolescentes, atendimento para reabilitação de lesões e correção postural e atendimento para idosos.

 

Martha Aracy Lovisaro do Nascimento

 

Conteúdo no Curso:

( CDS , CDE e IPP ) - Dificuldades para o aprendizado , introdução e conceituação para técnicas de relaxação para uso terapêutico. Conceitos de atenção plena em psicomotricidade e práticas de relaxação;

Sobre a Professora:

Graduação em Psicologia/Pedagogia pela UGF. Mestrado em Psicologia Escolar/Universidade Gama Filho. Mestrado em Psicologia Escolar/Universidade Gama Filho. Pós-Doutrado em Sociologia do Desporto, Universidade do Porto/Portugal. Livre Docência em Psicologia Educacional/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais

Formada pelos seus autores nos métodos psicomotores: Ramain, Desobeau, Aucouturier; em Renascimento/Avançado pelo Instituto de Renascimento de São Paulo; Métodos de Relaxamento com Alexandrine Sant-Cast, Frederique Bosse e Ananda Marga; Medicina Chinesa e Shyatsu no Sorraco-in. Professora Adjunta (aposentada) na Faculdade de Educação da UERJ. Coordenadora dos curso de pós-graduação lato-senso em Educação e Reeducação Psicomotora e Dificuldades de Aprendizagem/UERJ. Coordenadora da disciplina Corpo e Movimento na Escola/Curso de Formação de Professores/UERJ. Consultório Particular em Psicologia e Psicomotricidade. Ex-diretora do Instituto Helena Antipoff e do Ensino Especial do Espato. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Palestrante e escritora.

 

Nilo Pedro da Cunha Gonçalves ( Nava Yauvana )

 

Conteúdo no Curso:

( CDE e IPP ) - Influência de um programa de Yoga no desempenho de Força , potência e flexibilidade e equilíbrio nos níveis de stress e na qualidade de vida de pré adolescentes e adolescentes no ensino médio.

Sobre o Professor:

Pesquisador, Professor Universitário e Personal Yoga.

Formação Graduação em Educação Física pela EEFD/UFRJ. Mestrado em Pedagogia da Educação Física pela EEFD/UFRJ. Doutorado em Ciências do Desporto pela UTAD - Portugal/ Vila Real. Chefe do Departamento de Lutas da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Professor da Escola de Educação Física e Desportos/UFRJ. Coordenador do I Encontro de Cultura da Índia - no Fórum de Ciências e Cultura da UFRJ. Criador da disciplina Fundamentos do Yoga na EFFD/UFRJ: Em 2020 Doutorando pela EEFD/UFRJ.

Saiba mais

Coordenador do Evento Índia Mística e Milenar do FCC, UFRJ. Membro da coordenação do evento Índia em Foco, COPPE/UFRJ. Mestre em Vedanta Vaishnava Yoga e Hatha Yoga. Professor de Vedanta Vaishnava Yoga. Vivência com imersão em Bhakti-Yoga no Ashram Vrajabhumi. Mestre em Reiki, nos Sistemas Uzui Tradicional, Tibetano e Karuna. Grão Mestre de Capoeira Cordel Branco. Coordenador das Disciplinas Yoga e Capoeira na EEFD/UFRJ. Professor de Yoga da CBV / Voleibol de praia. Criador da disciplina Fundamentos do Yoga na EFFD/UFRJ: Influência de um programa de Yoga no desempenho da força , potência , flexibilidade , equilíbrio, nos níveis de stress e na qualidade de vida de escolares no ensino médio.

 

Paula Almeida Ramos

 

Conteúdo no Curso:

( CDS , CDE E IPP ) - Psicopatologia: Emoções , Transtornos de Humor, Dor crônica uma visão integrada do indivíduo através da psicologia , biologia das emoções e o comportamento. Contribuições das práticas do Yoga para saúde mental através da meditação, asanas, pranayama e relaxamento. Monitoria de planos de aula.

Sobre a Professora:

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), atua com Desenvolvimento de Pessoas nas áreas: Organizacional, Educação, Saúde e Economia. Especialista em Orientação Financeira e Planejamento Financeiro pela Escola Clínica Fabiano Calil (2012), pós-graduada em Turismo pela Clarendon Business College Pty Ltd - Sidney/Austrália (2010). Sócia-fundadora do Brincadeiras de Valor – Soluções Lúdicas para Educação Econômica e membro da Assessoria Financeira do Fabiano Calil realizando orientação financeira a indivíduos e famílias de colaboradores de instituições financeiras. Participou das formações em Yoga: Os 5 Elementos ( ESYSP ); Curso de extensão em Yoga, Educação e Saúde Integral: Essência com Ciência, da Faculdade Fernão Dias ( FAFE ); Formação em Yoga Educativa e Mindfulness Educacional Portal Yoga Educação ( PYE ). Atualmente cursando a Formação e Aprimoramento em Yoga com Deni Galdeano ( Gurukula )

Saiba mais

Paciente de diversos tratamentos relacionados à dor crônica, entre outras questões, desde 2012, aliou seus conhecimentos de psicologia, saúde, ludicidade e sua visão sistêmica de mundo – relacionada também à psicologia econômica - a novas formações. A partir do workshop Explorações Neuro-Imunológicas para Mobilização com estabilidade ministrado por Garth McLean no Estúdio de Yoga São Paulo (ESYSP), encontrou no Yoga o potencial de agregar a visão integral de ser humano e as áreas de conhecimento estudadas anteriormente. Participou de formações como Os 5 Elementos, do ESYSP; a extensão em Yoga, Educação e Saúde Integral: Essência com Ciência, da Faculdade Fernão Dias; a Formação em Yoga Educativa e Mindfulness Educacional. Continua em constante estudo e atualização, cursando atualmente a Formação e Aprimoramento em Yoga – Deni Galdeano, e para além da atuação profissional, encontrou caminhos para sua reabilitação. Além dos cursos já mencionados, possui formação complementar em Comunicação Não-Violenta, Coaching e, dentro da área da Psicologia, em: Síndrome do Pânico, Teoria e Técnicas de Dinâmicas de Grupo, Psicologia Analítica, Mediação de Família e Psicologia Forense. Consultora em diagnósticos e projetos organizacionais, atendimento personalizado, mentoria financeira, palestras e aulas participativas de adultos , dinâmicas sociais, jogos recreativos, orientação pedagógica e educação de crianças, facilitação de eventos, workshops, treinamentos, rodas de conversas educacionais nos mais variados temas.

 

Paulo Raphael

 

É o neto mais novo do professor Hermógenes e professor no Instituto Hermógenes de Yoga. Historiador de formação e mestre em Educação pela UFRJ, é formado como professor pela Associação Brasileira dos Profissionais de Yoga (ABPY) com vivências e experiências com Yoga na Educação. Raphael busca manter vivo os ensinamentos do avô realizando pesquisas sobre a sua história de vida.

 

Dr. Roberto Cardoso

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Práticas de Meditação conceituação e definição operacional técnico científica sobre a prática meditativa;

Sobre o Professor:

Médico há 35 anos, e meditador há 42 anos.

É Doutor em Ciências da UNIFESP. Membro fundador do NUMEPI-UNIFESP (Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas). Sua forma operacional de meditação foi reproduzida pelo NIH (National Institute of Health) e reconhecida por publicação da AHRQ (Agency for Healthcare Research and Quality) como a melhor operacionalização de meditação, hoje disponível. Docente e organizador da Disciplina de Pós-Graduação "Bases da Oratória e Didática". Departamento de Obstetrícia / UNIFESP. Docente e organizador do “Curso de Facilitadores de Meditação em Saúde” do NUMEPI-UNIFESP. Autor de artigos e capítulos de livros, além dos livros “Medicina e Meditação” (MG Editores) e “Tetos Profissionais” (Editora Paulinas).

 

Rui Ferreira Afonso

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) Biomecânica postural para a prática física do Yoga , introdução à neuroanatomia e as emoções, adaptações e objetivos da prática do Yoga para Idosos e critérios para avaliações.

Sobre o Professor:

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (CAPES 7) e doutorado em neurociência pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Atividade física e qualidade de vida pela UNICAMP, Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e Medicina Comportamental pela UNIFESP. Estuda os efeitos do Yoga e Meditação.

Plataforma Lattes/CNPq

 

Sandra Milone

 

Conteúdo no Curso:

( CDS e IPP ) - Práticas de Yoga terapia Hormonal. Saúde da mulher, práticas de yoga para reposição hormonal e yoga para gestantes.

Sobre a Professora:

Licenciada em Educação Física em 1986 pela Universidade Gama Filho ( UGF ) , Graduada em Interpretação com Especialização em Expressão Corporal em 1990 pela Universidade do Rio de Janeiro ( UNIRIO ) .Pós graduada em Musculação e Treinamento de Força em 2003 pela ( UGF ) e em Treinamento Desportivo e Condicionamento Físico em 1994 pela Universidade Estácio de Sá . Estudou ,praticou e se formou em Yoga com: Formação em Hatha Yoga ( 2005 ) e praticante de Ashtanga Yoga com Leandro C Branco no Studio Saraswaty / Formação em Yogilates , Pilates Solo e PST (Pilates Suspenso) no Studio Physio Pilates em ( 2010 ) / Formação Svadhyaya em Hatha Yoga ( 2013 ) com Adriana Cunha e Daniel Rivas , Espaço Antaryamin / Praticante regular de Ashtanga Vinyasa Yoga de 2015 à 2018 com a professora Dany Sa ( 2015 a 2018 ) no YogaShala Dany Sa. / Formação em Yoga Terapia e Yoga para Gestantes (Pre & Pos Natal Yoga) no Yoga Vidya Gurukul ( www.yogapoint.com ) em Nashik, India ( 2014 ) / Especialização em Yoga Terapia Hormonal para Mulheres, para Homens e para Diabéticos no Método Dinah Rodrigues ( 2018), no espaço Yoga Marcia Pavão. / Especialização no método GP Balance: Men and Women, Hormone Yoga , Yoga Hormonal para Homens e Mulheres, com Gustavo Ponce ( 2019 ) no Samudra Yoga Retreats.

 

Thiago e Rafael Leão

 

Conteúdo no Curso:

(FHY e IPP ) - Prática sobre o método Hermógenes de Yogaterapia e apresentação das didáticas de Yoga para a Oncologia .

Sobre os Professores:

Ambos são netos do Professor Hermógenes :

Thiago e Coordenador do Instituto. Divide o seu tempo ministrando aulas, realizando palestras e treinamentos, e atuando como colaborador no Setor de Oncologia da Rede D’Or, onde aplica as técnicas de Yogaterapia nos pacientes, familiares e equipe médica. Tem como grande missão difundir o Método Hermógenes e continuar salvando vidas através da divulgação da verdadeira filosofia do Yoga.

Rafael é professor de Yoga e coordenador no Instituto Hermogenes em São Paulo.

voltar