Comunicado nº 02 - Covid - 19

FACULDADE FERNÃO DIAS

Comunicado nº 03/2020

Osasco, 20 de março de 2020.

Conforme comunicados anteriores e, em função de determinações do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, as aulas presenciais estão suspensas na Faculdade Fernão Dias, como forma de tentar barrar o avanço da pandemia do COVID-19 no Brasil.

A suspensão ocorre em função de grave problema de saúde pública que a todos atinge, e é amparada pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Parecer CNE/CEB nº 19/2009, corroborado pela Nota de Esclarecimento do CNE de 16/03/2020.

A Faculdade Fernão Dias está realizando todos os esforços para que durante a suspensão das aulas presenciais as atividades pedagógicas sejam mantidas, para que não haja prejuízo aos estudantes, nem atrasos nos términos dos semestres ou ainda das colações de grau para aqueles que se encontram nos últimos semestres.

Em função da situação de emergência, o Ministério da Educação (MEC), por meio da PORTARIA Nº 343, de 17 de Março de 2020, autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento. A medida foi publicada na edição de 18 de março, do Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o texto, o período de autorização é válido por 30 dias e tem possibilidade de prorrogação, a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital.

Desta maneira, neste primeiro momento, a Faculdade Fernão Dias dará continuidade ao período letivo de 2020.1 pelos meios eletrônicos (EAD) de 16 de março a 3 de abril. O instrumento tecnológico escolhido oficialmente foi o “Google Sala de Aula”, entretanto os docentes farão uso complementar de outras ferramentas para manter a comunicação com os estudantes.

Em breve será disponibilizada uma tabela com os códigos de acesso de cada uma das disciplinas.

Para que os estudantes tenham acesso às salas de aula virtuais, é necessário ter um e-mail cadastrado junto ao Google (gmail.com).

A Faculdade Fernão dias avaliará a situação, por meio de seu corpo gestor, e emitirá comunicados, podendo reverter a decisão, caso as condições sanitárias permitirem ou prorrogar o período da suspensão, se assim determinarem as autoridades.

É importante destacar que os professores do Colégio e da Faculdade passaram por formações na primeira semana de suspensão das aulas sobre instrumentos do "Google for Education" e que continuam a desempenhar suas funções e jornadas de trabalho por meio de Home Office (trabalho em domicílio).

Todas as ações atendem às determinações dos órgãos públicos e são amparadas pela legislação em vigor. Todos os contratos estão mantidos, sejam os de prestação de serviços educacionais ou os contratos de trabalho dos colaboradores. As obrigações acadêmicas de discentes e docentes também se encontram em pleno vigor.

A Faculdade, por meio de seu corpo gestor, se coloca à disposição para qualquer esclarecimento ou auxílio que se fizer necessário por meio do e-mail: faculdade@fafe.edu.br e do Whatsapp: 11 96588-0413.

Prof. Ms. Thiago Fernando Cardoso Nalesso
Direção.